Conferência Internacional Sobre Sustentabilidade De Grandes Eventos Esportivos

O Ministério Alemão de Cooperação Econômica (BMZ), a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e o Goethe-Institut, em conjunto com a Federação Alemã de Esportes Olímpicos (DOSB), o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Rede do Esporte pela Mudança Social (REMS) convida especialistas e o público para a conferência “MEGA ↔ SUSTENTABILIDADE” anterior à abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Especialistas selecionados das áreas de política, economia, esporte e cultura debatem juntos sobre as diversas dimensões da sustentabilidade de grandes eventos esportivos e elaboram recomendações.

A conferência se concentra em quatro aspectos: desenvolvimento urbano includente e acessibilidade / amplitude de efeitos das Olimpíadas e usabilidade dos investimentos para a população / participação e intervenção (moderação dos processos de planejamento, integração da população) / sustentabilidade ambiental (eficiência energética, sistemas de transporte, estrutura urbana de longo prazo).

O objetivo da conferência é pôr em primeiro plano as questões de sustentabilidade no contexto de grandes eventos esportivos que sejam relevantes sob o aspecto da política de desenvolvimento, enriquecer a discussão internacional através das experiências no Rio e em outras sedes de eventos.

Os participantes tratarão das seguintes questões: De que maneira os investimentos serão tornados úteispara a população em geral depois dos Jogos Olímpicos? Como a população é envolvida nas decisões? Como grandes eventos esportivos podem ser aproveitados para a inclusão e outros temas sociais? Desde as concorrências até os patrocínios: como as competições podem ser organizadas de forma transparente? Qual o papel da economia? Quão ecológicos são os Jogos, especialmente nos aspectos da eficiência energética e do sistema de transportes? O que permanece da nova infraestrutura para o futuro ecológico da cidade?

No primeiro momento do evento, fechado para convidados, serão abordados os temas mencionados acima e, no segundo momento, aberto para todos os interessados, serão apresentados os resultados das discussões e realizada uma conversa com Eduardo Paes, Prefeito do Rio, Wilfried Lemke, Conselheiro Especial da ONU sobre Esporte para o Desenvolvimento e a Paz e Dr. Michael Vesper, CEO Federação Alemã de Esportes Olímpicos (DOSB).

Onde: Rio de Janeiro, Museu de Arte do Rio (MAR)

Quando: 3 de agosto de 2016

Horário: 9h-19h (sendo que a parte aberta ao público em geral será das 17h às 19h – mediante confirmação de presença)

Mais infos: https://www.goethe.de/prj/rel/pt/rio/ers/kof/20755298.html

Logo_Artigo_737x320_Conf_PT

 

Veja também

O esporte em defesa da vida

Manifesto e Agenda REMS 2030 – O Esporte em defesa da Vida

Pular para o conteúdo