Balanço 2015

Em agosto de 2015 a REMS completou 8 anos. Iniciamos nossa atuação em 2007 com 33 membros e hoje reunimos 71. O ano de 2015 foi o ano em que mais crescemos, com a entrada de 19 novas organizações, 4 delas do Nordeste, uma das regiões que mais temos dificuldades de alcançar.

Sejam muito bem vindos:

Amigos da Raquete, Associação Pró Esporte, Capital Feminina, IE Mais, Instituto Fausto Giannecchini, Instituto Juventude, PLAN, REJUPE, SESC-SP, ABRAPESP, Alma Rugby, CIEDS, Escolinha Ajax, Instituto Evolução do Esporte, NUD, PBEC, Projeto Primeiro Saque, Craques Só de Bola e IDESCA.

Além do grande avanço em relação à entrada de novos membros, gostaríamos de destacar também nossas atividades de advocacy em 2015:

• Realizamos dois encontros de membros em Brasília, nos quais estivemos presentes na Câmara e no Senado, apresentando a rede e suas demandas aos Deputados, Senadores e Ministro do esporte;
• Fomos convidados a participar institucionalmente do grupo para discussão do Sistema Nacional do Esporte e atuamos ativamente, compartilhando com os membros os pontos discutidos. Seguiremos participando ativamente destas discussões em 2016;
• Também atuamos de forma decisiva para colaborar com a renovação da Lei de Incentivo ao Esporte: a rede toda se engajou fazendo vídeos, demonstrando seu apoio à continuação desta lei, que beneficia inúmeros projetos REMSeiros e influencia todo o setor do esporte no Brasil;
• Após a prorrogação da LIE, seguimos trabalhando junto ao Ministério do Esporte para o aprimoramento do instrumento. Fomos convidados a integrar o grupo multisetorial que irá trabalhar os pontos de melhoria da lei e reunirá além da sociedade civil, representada pela REMS, confederações, empresas, a Secretaria de Governo e o TCU, entre outros.
• Demos início aos esforços de realizar ações com grupos locais da rede. Os membros de SP se organizaram para atuar junto à Secretaria de Esporte em SP, discutindo a Lei de Incentivo ao Esporte paulistana.

2015 foi um ano de muitas conquistas e vitórias. Em 2016 planejamos continuar melhorando cada vez mais nossa atuação, acompanhando programas e políticas que influenciem o esporte para transformação social e buscando garantir a participação da sociedade civil nas decisões governamentais. Além disso, realizaremos a IV SIEMS e lançaremos a 2ª edição do Edital REMS em parceria com o PNUD, nosso novo site e nosso primeiro vídeo institucional. Também realizaremos uma revisão do nosso Planejamento Estratégico Participativo. Ao que parece, 2016 será um ano agitado e produtivo para os REMSeiros.

Já olhando para os desafios que nos aguardam no próximo ano, gostaríamos de aproveitar também para agradecer a participação de todos que se empenharam e contribuíram nos esforços da REMS em 2015. Somente trabalhando juntos conseguiremos ainda mais conquistas para todos que acreditam no esporte para desenvolvimento humano.

Veja também

O esporte em defesa da vida

Manifesto e Agenda REMS 2030 – O Esporte em defesa da Vida

Pular para o conteúdo